Modelagem de dispersão de pluma sedimentar

Este trabalho foi desenvolvido para compor Estudo de Impacto Ambiental (EIA) referente a obra de implantação de linha de transmissão de energia entre a Subestação de Biguaçu (Continente) e a Subestação de Ratones (Ilha de Florianópolis). Parte deste cabeamento será disposto em valas sobre o leito marinho da Baía Norte, que separa estas duas subestações.

As simulações numéricas foram implementadas com o objetivo dimensionar a pluma de sedimentos gerada durante o processo de abertura destas valas necessárias para instalação dos cabos de energia. E assim indicar as condições meteo-oceanográficas ideais para minimizar o impacto ambiental gerado durante a abertura das valas. As valas terão 1 metro de profundidade e 0,5 m de largura.

A modelagem foi executada com o modelo numérico Delft3D-FLOW. A malha computacional utilizada englobou toda a Baia Norte e Sul e região oceânica da Ilha de Santa Catarina. O modelo foi simulado durante 30 dias para dois cenários hidrodinâmicos distintos: verão e inverno. Abaixo um mapa instantâneo do campo de correntes para o cenário de verão com zoom na Baia Norte.

As simulações de dispersão da pluma de sedimentos mostraram que não há deslocamento significativo da pluma para fora da área direta de dragagem com concentrações superiores a 20 mg/l. Este processo está relacionado com a baixa intensidade das correntes neste local e também com baixo volume sedimentar movimentado durante a obra de dragagem. Abaixo um mapa instantâneo de concentração de sedimentos na água no 9° e 12° dia de obra.

Quanto a influência da sazonalidade na dispersão da pluma, observou-se no verão uma maior dispersão para o sul, resultante provavelmente da maior incidência dos ventos de nordeste. Enquanto que no inverno observou-se o contrário, uma menor dispersão para sul, provavelmente decorrente dos ventos de sul mais frequentes nesse período. Contudo, essa pequena diferença não resultou em padrões de dispersão de pluma sedimentar significativamente distintos já que, devido ao pouco volume sedimentar revolvido, a pluma sedimentar tende a se desfazer muito rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *